fbpx
O desafio de formar novos líderes

O desafio de formar novos líderes

O desafio de formar novos líderes

Um dos segredos do sucesso na vida de um líder, é a capacidade que esse líder possui de descobrir e formar novos líderes, pois a continuidade do projeto está ligado a continuidade da visão.

O processo de formar um novo grupo de líderes é uma tarefa altamente crítica, e diria que uma das tarefas mais complexas dentro das atividades que um líder pode desempenhar. Ocorre que esse processo de formação de novos líderes é mais comum em nossas vidas do que imaginamos. É só lembrar que este processo desde a nossa infância quando imitamos os mais adultos e obtemos dos nossos pais a referência de liderança paternal.

Então partindo dessa ideia, vamos lembrar dois princípios necessário para a Formação de Novos Líderes.

O ENSINO

Existe um ditado que corre no dia a dia de muitos líderes que dizem: “Quem quer faz, quem não quer pede para fazer”, ou, “Quem quer algo bem feito, não pede ele mesmo faz”.

Você já ouviu isso, não é? Ou melhor, você já deve até ter falado isso, não foi? (diga a verdade, rsrsrs). Ocorre que isso é quase que uma máxima entre líderes, só que está errado.

Quando você deseja que algo seja feito, e bem feito, você não deve mandar, você deve ENSINAR.

Se algo não está sendo feito da forma correta, a culpa é do líder. Você pode pensar: “Como assim a culpa é minha?”

  1. Você tem que ensinar
  2. Você tem que treinar
  3. Você tem que trocar

Um novo líder é formado através do ensino e da prática. Ocorre que mesmo ensinando e treinando, existe pessoas que  não conseguem fazer aquela atividade. Nesse caso, você escolheu a pessoa errada, reconheça e mude para um lugar onde essa pessoa terá mais eficiência.

O líder dá o exemplo.

Lembro de Jesus lavando os pés dos apóstolos, e dizendo, em João 13: 12-15: Vocês entenderam o que eu acabei de fazer a vocês? 13 Vocês me chamam de Mestre e Senhor e têm razão, pois eu o sou. 14 Se eu, que sou Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. 15 Eu fiz isto para servir de exemplo a vocês. “

A verdadeira  formação de líderes  passa pelo exemplo mostrado, pois é isso que irá ficar registrado na alma das pessoas. Minhas palavras sou ouvidas, mas são minhas ações que são imitadas.

Tenho trabalhado a tempos com a formação de novos líderes, e tenho visto que os melhores resultados são encontrados naqueles que mais tiveram um bom exemplo a seguir.

Como seria sua vida se você tivesse a oportunidade de tornar-se um Líder segundo os verdadeiros princípios da palavra de Deus? Conheça o Treinamento Lidere e dê o Primeiro Passo!

Link do Treinamento Lidere:  http://samueldepaula.com.br/lidere

Close Menu